Rio de Janeiro História do Estado
Rio de Janeiro fica na Região Sudeste do Brasil. A faixa de CEP é de 20000-000 à 28999-999.
História
O Rio de Janeiro é primeiramente mencionado na expedição portuguesa comandada por Gaspar Lemos que no estado chegou em 1502. Ao chegar na baía do Rio de Janeiro (atual Baía da Guanabara), ele achou que se tratava da foz de um rio, por isso denominou a região de Rio de Janeiro.
Vinte e oito anos depois, em 1530, a corte portuguesa se interessou em mandar uma expedição para o Rio de Janeiro e lá colonizar. Se depararam com os franceses, sob o comando do cavaleiro Nicolas Durand de Villegagnon, que lá estavam desde o início do século. Queriam a todo custo dominar a região. Eles só seriam expulsos pelos portugueses em 1560.
Resultado da fusão do estado da Guanabara com o Rio de Janeiro em 1975, o estado do Rio de Janeiro teve como capital a cidade de mesmo nome, no lugar de Niterói, antiga capital. Antes de 1975, era o Distrito Federal – ou capital do Brasil. Torna-se mais um estado da Federação em 1960, com a mudança da capital para Brasília, sendo nomeado como Estado da Guanabara.
Rio de Janeiro é um dos estados da região Sudeste. Possui 92 municípios e faz limite com Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, além do Oceano Atlântico. Sua área é de 43.781,588 km².
Fonte
RIO DE JANEIRO. Instituto Estadual Do Patrimônio Cultural. Disponível em: http://www.inepac.rj.gov.br/application/assets/img/site/Historico_Estado.pdf. Acesso em: ago. 2017.
RIO DE JANEIRO. Fundação CEPERJ. Disponível em: http://www.ceperj.rj.gov.br/ceep/info_territorios/divis_politico_administrativo.html. Acesso em: ago. 2017.