Amazonas História do Estado
Amazonas fica na Região Norte do Brasil. A faixa de CEP é de 69000-000 à 69899-999.
História
O nome 'Amazonas' vem da palavra “amassunu”, que quer dizer, na língua indígena, 'ruído de águas, água que retumba'. Foi dado ao rio que banha o Estado, pelo capitão espanhol Francisco Orelhana, em 1541.
Pelo Tratado de Tordesilhas, assinado entre Espanha e Portugal em 1494, a região Amazônica pertencia à Espanha. Mas desde o início do século XVII, no entanto, passou a ser alvo de incursões portuguesas. As disputas só se encerraram com a assinatura do Tratado de Madri, em 1750, que deu a Portugal a posse definitiva da região.
Em 1850, D. Pedro II criou a província do Amazonas.
No início do século XX, a exploração da borracha levou grande riqueza para a região mas veio a decadência econômica por conta da exploração do produto na Malásia pelas colônias inglesas e holandesas.
O Amazonas passaria por longo período de estagnação econômica, só retomando o crescimento a partir de 1950, por meio de incentivos do Governo Federal. Tal processo culminou com a criação da Zona Franca de Manaus, em 1967, que introduziu a industrialização na região Amazônica.
Amazonas está localizado na região Norte do Brasil e ocupa uma área de 1.559.146,876 km2. Faz limites com a Venezuela, Roraima, Colômbia, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Peru e Acre.
É o maior Estado do Brasil, ocupando mais de 18% da superfície do país. Possui 62 municípios.
Fonte
BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: http://dc.itamaraty.gov.br/imagens-e-textos/revista4-mat7.pdf. Acesso em: ago. 2017.